domingo, 5 de junho de 2011

Slut Walk takes Chicago - Eu fui!






















Esse é um post de notinhas e fotos.

A Marcha das Vadias aconteceu ontem em várias cidades do mundo, incluindo Chicago.

Eu fui. O sol estava escaldante pois Chicago é 8 ou 80.

As pessoas participantes da marcha eram em sua maioria jovens mas, vi senhoras e pais com crianças também. Tem que aprender a tomar as ruas desde cedo, né. Ou como diz a criança francesa que a Amanda cuida - Vamos brincar de passeata?

Foi muito bom ver as mulheres que não participavam da passeata acenar com sinais positivos e aplaudir. As mulheres negras faziam os inimitaveis gestos meio Panteras Negras. Uma senhorinha branca que participava da caminhada contra o cancêr da avon, nos aplaudiu efusivamente. As muçulmanas nos olhavam de uma forma que não sei se era desconforto, curiosidade.

Chicago é a cidade americana com o maior número de grupos minoritários dos EUA. Veja o quanto de gente das mais diversas minorias que encontramos ao marchar no chamado Loop.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
No meu cartaz escrevi Rape em letras garrafais. Acho importante dizer que marchamos para combater a violência sexual. Tem que repetir milhões de vezes a palavra Estupro para ver se as pessoas enxergam o verdadeiro sentido da marcha.

Quando eu passava em frente os cafés segurando o cartaz, via homens lendo discretamente as palavras de ordem escrito por nós. Me perguntava - será que esse já foi abusado sexualmente? Será que ele conhece alguém que já sofreu abuso sexual? Será que ele é um abusador?

Enfim, tem matéria sobre a marcha aqui.


75 fotos da Marcha!

5 comentários:

  1. Tem quem ache que não tem efeito nenhum. Eu acho que toda manifestão, organização popular, ai, faz efeito em quem vê e, especialemente, em quem participa. Temos sim, que falar de estupro pra ver se saímos deste amortecimento que impede a empatia e minimiza o sofrimento da mulher. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que MÁXIMO, Maaari! Juro que se tivesse dito uma mais pertinho, eu estaria no meio. AUSHAUHSUAHSUHAHSAHS

    É isso aí! \o/

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Como a Glória disse acima, se tivesse uma pertinho de mim teria ido. Vi todas as fotinhos do link, tem até foto sua! Show de bola!

    ResponderExcluir
  4. ai, como eu queria que tivesse uma aqui em lyon! tamo precisando. o tanto de doido que tem nessa cidade que acha super lindo constranger as mulheres no meio da rua, nao ta no gibi (nossa, eu usei mesmo essa expressao?).

    ResponderExcluir
  5. Amigas, obrigada pelos comentários. Amo vocês!

    ResponderExcluir