sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os vícios

Eu estava lendo o jornal, quando a amiga do amigo me interrompeu perguntando se eu ia descartar os cupons de descontos ou ia usar. Dei a ela as paginas com os cupons. Ela separou aqueles com produtos de beleza e colocou o resto no reciclador. Me perguntou se eu costumava usar produtos daquela marca e aí, a luzinha do 'vamos falar de maquiagem' acendeu e minha leitura do jornal parou por ali. Preocupada com as linhas de expressão, inexistente em seu rosto (ah, os jóvens!), disse que queria começar a experimentar anti sinais. Envolvidíssima na conversa, passei a ela minha lista de favoritos de todos os tempos - até o próximo lançamento. (piscadinha marota aqui).Estava na parte do 'o que a vitaminha C pode fazer por você' quando ela me disse que, na prisão, sua irmã tinha aprendido uma receita caseira com laranja e que a pele dela estava maravilhosa. E ela continuou falando e eu com a expressão de 'como assim, prisão?!'. Quando ela percebeu que eu estava avexada querendo saber por que diabos a moça tinha ido parar na prisão, ela me contou a versão curta da história.

A irmã dela de 25 anos é alcoólatra e bulímica. Com um histórico assim, obviamente que ela não tem emprego e ainda mora com os pais - o que é bem incomum aqui. Em um final de semana ela catou o que tinha de alcool na casa, adicionou os remédios disponiveis na farmacinha e enlouqueceu. Quando os pais dela retornaram a casa, ela os agrediu fisicamente. Alguém ligou para o 911 e, essa é a primeira e única opção aqui, eles a algemaram e a encarceraram.

No momento a família está tentando pagar para soltar a moça e colocá-la na rehab. As clínicas de reabilitação sempre foi uma rotina na vida dela. Pelo que eu percebi, a família revolve ao redor da moça tentando ajudá-la a se tratar.

Quando ela terminou de contar, agradeceu pelos cupons e foi embora.

As vezes a gente se arruma e se pinta para enfrentar esse vidão.

4 comentários:

  1. Mari!!! e a receita caseira com laranja da pele maravilhosa????!!!!!!!!! Plis!

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma palavra aqui. Você disse tudo e mais ou menos explicou porque uso tão pouca maquiagem (maquilagem?). Vou ali, dizer um obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Me lembrou uma situação recente com crack por aqui. =(

    ResponderExcluir
  4. Nossa... gente, esse mundo tem coisa, viu. Ótimo texto, linda. Bj.

    ResponderExcluir